Hospital São Vicente de Passo Fundo emite nota sobre meningite
O documento informa que a ocorrência de meningites faz parte do cotidiano dos hospitais de grande porte
O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo emitiu uma nota para esclarecer à imprensa e tranquilizar a população referente aos casos de meningite ocorridos no último período. O ofício é assinado pelo diretor médico, Dr. Rudah Jorge e vice-diretor médico, Dr. Júlio Cesar Stobbe.
O documento informa que a ocorrência de meningites faz parte do cotidiano dos hospitais de grande porte, como é o caso do HSVP, que é referência regional e estadual em saúde. Ainda, que o número de casos de meningite nos últimos dias não foge à estatística em relação à outros períodos, ou seja, não há ocorrência anormal ou aumentada de diagnósticos nesta entidade.
Conforme a nota, no ano de 2014, por exemplo, o HSVP registrou entre casos suspeitos, notificados e investigados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, 194 casos de meningites. "Sendo assim, este fenômeno é comum e corriqueiro no atendimento da instituição", justifica a direção da casa de saúde.
A justificativa para o número de casos, segundo o hospital, é o fato de existir poucos locais para atendimento pediátrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Passo Fundo e na região. Por fim, os diretores orientam a população que a procura deve ser sempre em unidades de menor complexidade, reservando-se para o atendimento nas emergências os casos que, previamente avaliados,o profissional médico julgar necessário.
Comentários