Exames de endoscopia e colonoscopia são oferecidos no HCR
Baixar ÁudioConfira entrevista completa sobre o assunto com Dr Guilherme Vieira e Dra Ornella Cassol no ícone de áudio
Com novos equipamentos, o Hospital Cristo Redentor iniciou nesta quarta-feira, 24/04, seu serviço próprio de endoscopia e colonoscopia, com o objetivo de atender a população de Marau e região de forma humanizada.
São oferecidos serviços de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e procedimentos endoscópicos, realizados por equipe treinada e em instalações novas e modernas. Os procedimentos serão realizados pelo Dr. Guilherme Garcia Vieira, Médico Cirurgião Geral com Especialização em Endoscopia Digestiva ; pelos médicos Coloproctologistas Dra. Ornella Cassol, Dr. Milton Bergamo e Dr José Maria Tito. Os exames podem ser agendados através da Central de Agendamentos e Consultas pelo telefone (54) 3342-9413. Serão atendidos todos os convênios, prefeituras e particulares.
SOBRE OS PROCEDIMENTOS:
ENDOSCOPIA
A endoscopia digestiva alta é um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ela é realizada introduzindo-se pela boca, um aparelho flexível com iluminação central, que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame pode ser realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação endovenosa para permitir que o paciente relaxe e adormeça durante o mesmo. A avaliação é realizada em tempo real e traz a possibilidade de inúmeras intervenções terapêuticas. O exame pode ser solicitado em inúmeras situações, sendo as mais comuns: dor ou dificuldade ao deglutir, sintomas de refluxo gastroesofágico como azia frequente e pirose (dor epigástrica em queimação, acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago), rouquidão, emagrecimento, sangramentos gastrintestinais, anemia de origem desconhecida, história familiar de câncer, entre outras.
COLONOSCOPIA
A colonoscopia é considerada o procedimento padrão-ouro (mais adequado) para exame do cólon (intestino grosso). Semelhante à endoscopia digestiva alta, com a devida indicação, é um exame útil em todos os grupos etários. A colonoscopia pode ser solicitada na presença de diferentes sinais e sintomas, como por exemplo: no rastreamento, vigilância e acompanhamento do câncer colorretal; na ressecção de lesões neoplásicas, em quadros de doença inflamatória intestinal, em casos de diarreia desconhecida e no tratamento de hemorragias e estenoses, entre outros.
Informações: Assessoria de Imprensa do HCR / Kelly Filippi
Comentários