Mais dois casos confirmados de meningite em Passo Fundo
Um deles é de meningite bacteriana
O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo está confirmando a existência de mais dois casos de meningite no município. O vice-diretor médico da casa de saúde, Júlio Stobbe, explica que são duas situações diferentes que estão sendo tratadas: uma criança de idade não revelada, moradora de Passo Fundo com meningite viral e uma criança de apenas um ano, moradora de Sananduva, com meningite bacteriana.
Conforme o médico, que nesta semana concedeu entrevista para a Rádio Alvorada, a meningite viral é curada de forma natural pelo corpo, tendo como recomendação o acompanhamento médico. É um vírus que tem seu tempo de ação. Já a bacteriana é mais grave, havendo necessidade de tratamento rápido com antibióticos. A criança está internada desde a última quarta-feira, 22/07, na CTI pediátrica do hospital. O quadro dela é estável.
No domingo, 19/07, uma menina de oitos anos entrou em óbito devido à meningite bacteriana, em Passo Fundo Foi confirmado que a bactéria causadora foi a Pneumococo, mais branda, cujo contágio é mais difícil. Inclusive foi descartada a intervenção em pessoas que tiveram contato com a criança.
No caso da criança de Sananduva, conforme o titular da Sexta Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, se for confirmada a meningite meningocócica, haverá intervenção do Estado, com entrega de medicamentos para o tratamento de quem foi exposto ao círculo de convívio da criança, em uma tentativa de barrar um possível novo contágio. Kurtz explica que para ser considerado um surto é preciso que uma cidade apresente três casos distintos do mesmo tipo de meningite, entre pessoas que não tiveram contato.
Colaboração da Rádio Uirapuru
Comentários