Confirmado primeiro caso de Zika Vírus em Garibaldi
Município avalia outros casos de dengue e chikungunya
Foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 23.03 o primeiro caso de zika vírus em Garibaldi. A informação é da secretária Municipal de Saúde, Simone Agostini de Moraes, ao receber o resultado do Laboratório Central do Estado que deu positivo para a doença.
O infectado foi um homem que viajou para o estado do Mato Grosso a passeio. Ele retornou com sintoma, foi medicado e agora está bem, tendo já retornado ao trabalho. O homem é morador do bairro Ferroviário e nos arredores da residência foi feito o fumacê que é aplicação do inseticida e um mutirão de limpeza através dos agentes da dengue.
O sintomas de Zika são parecidos com os de dengue e chikungunya com febre alta e dores pelo corpo. Mas, se a pele do paciente estiver irritada e com muitas manchas, pode ser o vírus da zika.
Ainda segundo Simone, estão em análises dois casos suspeitos de dengue de pacientes que não viajaram nos últimos tempos e que podem deflagrar casos autóctones. Um terceiro caso suspeito é de um menino de 12 anos que apresentou sintomas de chikungunya e que poderia ter contraído o vírus durante viagem ao litoral do Rio Grande do Sul.
Comentários