Por que os medicamentos genéricos são mais baratos?
Baixar ÁudioEste conteúdo está disponível, também, no áudio da matéria
O medicamento genérico foi criado na década de 60, nos Estados Unidos, a fim de tornar o tratamento medicamentoso mais acessível a toda a população. Mesmo não sendo algo novo muitas pessoas têm dúvidas em relação à eficácia e segurança destes produtos. Para esclarecer alguns questionamentos da população, a Tua Rádio Alvorada ouviu a farmacêutica Renata Garbin.
De acordo com Renata, apenas 29% das vendas de medicamentos no Brasil são feitas através de produtos genéricos, isso se dá por escolha do médico ou do próprio paciente. Médicos que atendem pelo SUS - Sistema Único de Saúde são obrigados por lei, desde 2016, a dar a opção de escolha do medicamento genérico ao paciente. Já nos consultórios particulares, a regra não se aplica. Segundo Renata, o médico pode, inclusive, relatar na receita que não autoriza a troca do medicamento de referência pelo genérico.
Mas qual a diferença entre os dois produtos? de acordo com a farmacêutica, o preço. Renata destaca que a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, exige que o medicamento genérico possua a mesma bioequivalência e a mesma biodisponibilidade que a medicação de referência, ou seja, é necessário que os dois produtos tenham o mesmo princípio ativo, a mesma forma de ação, a mesma via de administração e o mesmo tempo de liberação.
E então, porque o genérico é mais barato? Renata explica que após a criação do medicamento a indústria precursora tem o direito de patentear a receita por 20 anos e estabelecer os preços de acordo com os gastos de produção, pesquisa e divulgação. Depois deste período, ela é obrigada a divulgar gratuitamente a fórmula para outros laboratórios, que não precisam incluir ao preço final os gastos referentes ao estudo que foi realizado pela empresa criadora do produto. Além disso, a tributação dos medicamentos genéricos é menor, justamente para que os preços se tornem mais acessíveis.
A entrevista completa com Renata Garbin está disponível no áudio da matéria.
Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!
Comentários