Câncer de próstata: diagnóstico precoce aumenta chances de cura
Segundo Dr. José Luiz, de cada seis homens, um terá câncer de próstata
O câncer de próstata é a doença que mais acomete homens do mundo todo. Por isso, além de voltar à saúde do homem como um todo, a campanha novembro azul alerta sobre o perigo do câncer e salienta a importância da prevenção masculina.
De acordo com o Urologista, Dr. José Luiz, o homem em média morre sete anos antes dos que as mulheres e isso pode ser revertido com simples cuidados e visitas frequentes ao médico. “O câncer hoje consegue ter um diagnóstico muito mais precoce do que há anos atrás. A gente sabe que a cada seis homens, um terá câncer de próstata. É uma incidência muito alta, infelizmente a população masculina tem uma resistência em procurar o atendimento e fazer a prevenção e isso incide num diagnóstico sendo feito em casos mais avançados. Quanto antes fazer o diagnóstico, melhor o tratamento e menor as consequências e maior as chances de cura”, comenta.
Segundo o Urologista, o câncer de próstata começa por fora da próstata. No momento em que começa a surgir os sintomas é porque já está avançado. “Se esperar para ter sintomas pode ser tarde. Muitos dizem, não vou ao médico porque não sinto nada. Mão preciso procurar ajuda. Mas justamente por não sentir nada é que tem que procurar ajuda”, alerta.
A indicação é que o exame será realizado anualmente.
Comentários