Ministério da Saúde deve antecipar Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe
A previsão é que o início da vacinação ocorra na primeira quinzena de abril
O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para o ano de 2019. A vacinação está prevista para iniciar ainda na primeira quinzena de abril - de 10/04 a 31/05, cerca de 15 dias mais cedo que nos anos anteriores. Nesta primeira etapa, serão priorizadas as crianças de um a seis anos de idade, gestantes e puérperas, em decorrência da vulnerabilidade desse público. A partir do dia 22/04, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.
Em relação a 2018, houve alteração de duas cepas na vacina influenza. O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas do ano passado pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção. As cepas representam a composição da vacina a partir de um conjunto de microorganismos.
No Amazonas, a campanha contra a gripe teve nesta quarta-feira, 20/03. A antecipação de 21 dias em relação aos demais estados do país se dá por conta da ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano, no estado. Em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 óbitos por influenza no Amazonas. Em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.
Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde recomenda à população medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus. Também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade par aa busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.
Comentários