Como explicar a pandemia do novo coronavírus para as crianças
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/hypescience.com
Atentas a tudo o que acontece ao seu redor, as crianças percebem as mudanças que estão ocorrendo neste período de enfrentamento ao coronavírus, onde o distanciamento social se faz estratégico. De uma hora para a outra, não puderam mais ir para a escola, para o parquinho da praça, para a casa dos avós. As aulas passaram a ser feitas pela internet e os encontros com amigos e demais familiares estão mais restritos. Mas, como explicar a elas tudo o que está ocorrendo?
Para responder a questão, a Tua Rádio Alvorada conversou com a psicóloga marauense Amanda Segatt, que trabalha com crianças e adolescentes. Na entrevista – que está disponível na íntegra em podcast no site tuaradioalvorada.com.br – a profissional dá dicas de como os pais podem explicar toda essa situação de pandemia mundial, para os pequenos. Uma orientação, por exemplo, é considerar a idade e a maturidade da criança na hora de selecionar quais informações ela vai receber.
“O jeito que vou contar para uma criança de três anos é diferente do jeito que posso contar para uma criança de oito anos. Mas de uma forma geral, a dica é dar informações gerais de que existe uma doença que ainda não é muito conhecida e por isso de deve ficar em casa, lavar bem as mãos e cuidar das outras pessoas”, orienta a psicóloga, explicando que não há necessidade de contar sobre hospitais, sobre mortes, para não assustar as crianças.
Porém, é importante dar espaço para elas perguntarem e contarem o como estão se sentindo com tudo isso. As perguntas, reforça ela, devem ser respondidas com sinceridade. “O adulto pode mostrar fragilidade, isso não é errado, mas ele precisa ser o porto seguro da criança”. Outra dica da psicóloga é falar sempre a verdade para as crianças. E, claro, aproveitar este momento em que pais e filhos estão podendo ter mais tempo juntos, para estreitar laços.
Comentários