Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta segunda-feira
Até o dia 30/09, vacinação pode ser realizada em todas as unidades de saúde de Marau
Com o objetivo de incentivar a atualização das cadernetas de vacinação, ocorre a partir desta segunda-feira, 19/09, até o dia 30/09, a Campanha Nacional de Multivacinação. O propósito é regularizar o esquema vacinal, inclusive nos casos em que há atraso da aplicação das vacinas, conforme alerta a enfermeira Lisiane Dalagnese, do setor de Vigilância da Secretaria de Saúde de Marau. “Importante alertar aos pais que levarem seus filhos até uma unidade de saúde para uma revisão da carteirinha e conferência do esquema vacinal. Muitas poderão não ter vacinas a fazer, mas a conferência é justamente para averiguar como está cada situação”, destaca Lisiane.
Em Marau, a sala de vacinação está centralizada no ESF Planalto, mas no período da campanha, a vacinação ocorre em todas as unidades de saúde do município. No sábado, 24/09, acontece o Dia de Mobilização Nacional, e também nesta data todas as salas de vacina estarão abastecidas. A imunização será seletiva e por conta disso, não se trabalha com meta de cobertura. “Não há um número estimado de crianças e adolescentes que deverão ser vacinadas ou que possuam pendências. Este dado somente poderá ser divulgado após a campanha”, ressalta Lisiane – ouça no player de áudio. O horário de atendimento dos postos de Marau será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. No dia 24/09, o funcionamento será das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia.
Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia as crianças e adolescentes maiores de 9 e menores de 15 anos de idade. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 13 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.
Comentários