Consumo de chás em excesso pode trazer malefícios a saúde
Segundo a nutricionista, 1litro do chá é a quantidade máxima de consumo para um dia
Os chás são substâncias naturais normalmente indicadas pelos profissionais da saúde, principalmente na área de nutrição. Mas você sabia que eles podem causar alguns malefícios à saúde? Sobre o assunto conversamos com a nutricionista Ana Daniela Carnieletto, que aponta o excesso como o principal problema.
Segundo ela, muitas pessoas tomam chá em excesso acreditando que assim terão mais facilidade para perder peso, mas na verdade, não existe nenhum chá que elimina gordura. O que acontece é que a substância, normalmente diurética, ajuda a eliminar líquidos e diminuir o inchaço, e por isso a sensação de emagrecimento. Como os “chás emagrecedores” são na maioria das vezes diuréticos, laxantes e anti inflamatórios, eles ajudam em alguns momentos, mas quando consumidos em excesso, podem levar à desidratação, perda de sódio e potássio além de possíveis tonturas, fraqueza e desmaios.
Outro ponto que merece atenção, explica a nutricionista, são os chás “15/30 Ervas”. Segundo Ana, muitas vezes o chá não irá fazer o efeito desejado, pois é mais difícil armazenar a quantidade adequada do produto em um espaço menor e compartilhado com as demais ervas. O aconselhado é estar atento ao metabolismo de cada um e o que se procura ao consumir aquele chá. É até possível juntar algumas ervas mas que seja feito de forma moderada.
De acordo com a nutricionista, para se obter benefícios com o chá a quantidade ideal de consumo está nos 300mls e no máximo de 1 litro por dia. E ela ainda acrescenta que o melhor diurético continua sendo a água.
Comentários