Autoridades de saúde alertam para a realização da vacina contra o HPV
A vacina está disponível gratuitamente para meninas e meninos
Foto: Arquivo/ Tua Rádio
O baixo índice de vacinação contra o vírus HPV tem preocupado as autoridades de saúde do país. A vacina, responsável por prevenir diversas doenças, é uma ampliação do calendário vacinal de rotina e está sendo disponibilizada gratuitamente para meninas de 09 a 14 anos e para meninos dos 11 aos 15 anos. No município de Marau as vacinas também estão disponíveis.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível que atinge meninos e meninas e de difícil cura. De acordo com a Coordenadora de Ações em Saúde, Fernanda Garbin, este é o grande objetivo das autoridades de saúde, prevenir adolescente do vírus antes que ele se transforme em uma doença mais grave. “Com a vacina conseguimos oferecer a prevenção. A intenção de fazer a vacina é evitar totalmente as possibilidades de câncer de colo de útero ou o de pênis, por exemplo. Como os sintomas são quase imperceptíveis o vírus trabalha devagarinho e é difícil de fazer um diagnóstico precoce. Por isso, a prevenção é o melhor caminho”, explica.
Pelo fato da procura ser pequena, o ministério da saúde esta investindo em campanhas e fazendo o alerta. A meta para 2017 é proteger 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas na idade de 09 a 14 anos.
Em Marau as vacinas estão sendo realizadas na sala de vacinas que fica no PSF Planalto 3 do município e em breve estarão sendo feitas nas escolas.
Comentários