Procedimento inovador auxilia na remoção de tumores do sistema digestório
Técnica de dissecção endoscópica da submucosa foi realizada pela primeira vez no HSVP
O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo teve destaque na técnica de dissecção endoscópica da submucosa, executada pelo médico coloproctologista, Fabiano Schirmbeck, em parceria com o endoscopista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Felipe Giacobo Nunes. A técnica, realizada no cólon, ocorreu de forma inédita no HSVP, sendo executada em três pacientes.
O procedimento minimamente invasivo consiste na remoção de tumores do esôfago, estômago e intestino por meio de endoscopia ou colonoscopia. “Nessa técnica, que foi desenvolvida no Japão, utilizamos um pequeno bisturi para realizar a retirada completa da lesão. O procedimento tornou-se padrão para a remoção de certos tipos de tumores, conhecidos como neoplasias precoces, sejam benignas ou malignas”, explica.
O diferencial da dissecção endoscópica de submucosa, conforme detalha o médico é a capacidade de ressecar lesões maiores de uma forma menos invasiva. “Esta nova técnica tem como diferencial, em relação à mucosectomia convencional ou polipectomia, a capacidade de ressecar lesões de maior tamanho em um único fragmento e com menor chance de recidiva”, complementa.
Comentários