Dia da Voz alerta sobre os riscos do câncer de laringe
Baixar ÁudioA data conscientiza a população sobre a importância da saúde vocal
O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. A data, que começou no Brasil com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Laringologia, tem como objetivo orientar a população sobre os cuidados da voz e a prevenção do câncer de laringe.
Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, a fonoaudióloga Patrícia Zart, conta que é a voz que vai mostrar se há algum problema na área da laringe. Um dos principais sintomas, que deve ser observado, é a alteração na fala; por exemplo, se a voz fica rouca, e principalmente se a variação permanece durante 15 dias seguidos.
Prestar atenção na própria voz e se perguntar como ela está, se está rouca ou falhando, se há dificuldade de engolir ou sensações estranhas após falar muito, são formas de se identificar se a consulta com uma fonoaudióloga é necessária.
Patrícia salienta que o principal causador do câncer de laringe é o cigarro, concomitante ao álcool. E explica, que as cordas vocais, para trabalharem bem, precisam estar viscosas e úmidas, umidade essa proveniente dos líquidos ingeridos. No momento que falta essa viscosidade, as cordas vocais começam a produzir um certo nível de secreção, que dá a sensação de ter algo na garganta e provoca tosse e pigarro. Assim, ao tossir e pigarrear, as pregas vocais batem com força umas nas outras, podendo provocar algum machucado. Desta forma, para se defender contra o machucado o corpo produzirá novamente essa secreção e assim, a situação tende a piorar cada vez mais. A colisão repetitiva entre as cordas vocais ou usar muito a voz sem cuida-la, por exemplo, ao não tomar água, gritar, falar sem respirar na hora certa ou falar muito, são ações que podem gerar os nódulos na laringe.
O tratamento não é cirúrgico, e sim feito através de exercícios. Portanto, é necessário procurar um fonoaudiólogo para fazer o tratamento da voz. A abordagem trabalha com a ginástica da corda vocal, os exercícios fazem com que a vibração da prega aumente a vascularização na região e, com isso, ocorre a absorção do nódulo.
Comentários