Psicóloga reflete sobre os benefícios do olhar positivo
Baixar ÁudioA psicóloga Rebeca Ferreira Andreolla concedeu entrevista à emissora na manhã desta quinta-feira, 15/07.
Foto: Uol
Exercitar o pensamento positivo e o otimismo é benéfico para a saúde física e mental. Conforme a psicóloga Rebeca Ferreira Andreolla, que atua com psicologia positiva, esse movimento científico visa olhar, preferencialmente, para os aspectos positivos do ser humano, sem negar os pontos negativos.
Conforme a profissional, olhar o aspecto negativo é importante para a sobrevivência do ser humano. Por exemplo, ao ser cuidadoso no trânsito ou olhar para os dois lados ao atravessar uma faixa de pedestres, a pessoa reconhece que existem riscos de um acidente.
O problema, segundo ela, é quando a pessoa tem propensão a olhar somente para os aspectos negativos da vida. “O comportamento pode prejudicar o dia-dia da pessoa, elevar seus níveis de ansiedade e de preocupação com o futuro, e inclusive, levar a quadros de síndrome do pânico e de depressão” – explicou a psicóloga.
Rebeca lembra que é importante que sejam evidenciadas as virtudes e forças do ser humano. “Pessoas otimistas costumam elevar sua sensação de bem-estar e qualidade de vida, por incluir mais emoções positivas no seu dia-dia”, completou ela.
O equilíbrio entre positivo e negativo é imprescindível para a saúde mental. De acordo com a profissional, o fato de colocar a máscara durante a pandemia pode ser visto de aspectos diferentes: “É negativo quando penso que preciso sobreviver a um vírus letal e, positivo quando penso que a atitude está protegendo a mim e aos outros”, refletiu Rebeca.
Acompanhe a entrevista na íntegra clicando no ícone de áudio.
Comentários