Conheça melhor os benefícios da pipoca
Suas fibras são de grande importância na prevenção do câncer de intestino
Com o friozinho chegando de vez, alguns alimentos tornam-se mais apetitosos para curtir os momentos a dois ou em família/amigos. A PIPOCA é um destes alimentos. E ela não é tão ruim como diz a sua fama. Ao contrário do que se pensa, a pipoca pode nos fazer muito bem se seguirmos alguns rituais de preparo que veremos ao final da reportagem.
Estudos internacionais demonstram que a pipoca é um tem mais antioxidantes que algumas frutas e verduras. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, fortalecem o sistema imunológico, protegem a visão e previnem de alguns tipos de câncer. Ela também é um ótimo lanche para diabéticos, já que o amido resistente não provoca elevações repentinas na taxa de açúcar no sangue.
As fibras presentes neste grão também são de grande importância no funcionamento intestinal e prevenção do câncer de intestino – se ingerida a quantidade suficiente de água. Além disso tudo, a pipoca ainda contem boas doses de ácido fólico, fósforo e potássio.
Mas, como falamos anteriormente, alguns cuidados são necessários:
- Aqui, falamos na pipoca aquela da vovó, de panela ou pipoqueira mesmo. Afinal, a de micro-ondas nos deixa “de língua ensaboada” – sinal que ela contém muita gordura – além de conter uma grande quantidade de sal, que aumenta a pressão arterial;
- Utilize a menor quantidade de sal e óleo possíveis;
- A pipoca doce deve ser evitada, ainda mais se você tiver diabetes;
- Como todos os alimentos, devemos ter consciência da quantidade ingerida. O que acontece é que não prestamos atenção à ela quanto comemos, o que nos faz comer demais. Cuidado! A dose recomendada é de 2, 5 a 2 xícaras de chá.
- Fonte: Nutricionista Ana Daniela Carnieletto
Para acompanhar o áudio com a entrevista basta clicar no ícone abaixo
Comentários