Inicia a segunda etapa de vacinação contra o HPV para meninas
Dúvidas podem ser esclarecidas junto às Unidades de Saúde da Família
Já estão disponíveis, nas unidades de saúde do município de Marau, a vacina contra o HPV para a aplicação da segunda dose nas meninas de 9 a 11 anos de idade. A 1ª dose foi aplicada em março, quando foram vacinadas 461 adolescentes.
A estratégia de vacinação adotada pelo município, conforme orientação do Ministério da Saúde, será mista, ou seja nas unidades de saúde e nas escolas, conforme agendamento a ser feito pelas equipes de ESF diretamente com as escolas das suas áreas de abrangência.
Para as escolas onde será feita a vacinação, os pais/responsáveis receberão termo de recusa para devolver assinado, caso não permitam a vacinação das suas filhas na escola.
A introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), objetiva a prevenção do câncer do colo do útero.
As adolescentes de 11 a 13 anos, que no ano de 2014 não fizeram a segunda dose da vacina, também podem dar sequência ao seu esquema vacinal. Também será oportunizado, neste momento, a primeira dose para aquelas meninas que completaram nove anos de idade, depois do início da campanha, em março.
Comentários