Dia mundial do doador de sangue é comemorado no dia 14/06
Mês de Junho Vermelho alerta para a importância da doação de sangue
No dia 14/06 é celebrado o dia mundial do doador de sangue, e para falar sobre a data e sua importância, a Tua Rádio Alvorada conversou com Alexandra Mazzoca, que é responsável pelo setor de captação do Hemopasso, ligado ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.
A data de 14 de Junho foi escolhida em homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos e descobridor do fator RH. Além disso, o mês de junho é um dos períodos de maior queda no recebimento em bancos de doação de sangue, pois com a chegada do frio, as doenças respiratórias e virais impossibilitam a doação, mesmo que sejam com sintomas leves.
A doação de sangue é extremamente importante, e com a doação de uma única pessoa podem ser salvas até 4 vidas, devido aos 4 hemocomponentes presentes no sangue.
Para realizar a doação é necessário:
- Se menor de 16 anos, estar acompanhado de um responsável ou com autorização reconhecida em cartório;
- Pesar acima de 50kg;
- Apresentar documento com foto;
- Estar bem alimentado e hidratado.
A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos, e se houve doação regular antes dessa idade, é possível doar até completar 70 anos. Após a doação, não é recomendado fazer esforços físicos, como dirigir, ir à academia, etc. A doação de sangue atestado em caso de trabalho que exija esforço. Os homens podem fazer a doação a cada 60 dias, e as mulheres a cada 90 dias.
Além do Hemopasso, o Hemocentro também tem unidades de coletas quinzenais em Frederico Westphalen, e de coletas mensais em Santo Ângelo, e irá inaugurar em breve uma unidade em Lagoa Vermelha. Há também a unidade móvel do Hemopasso, que tem um menor aproveitamento devido à questões de equipamento laboratorial, e cerca de metade do sangue coletado pode ser usado. Devido à proximidade com Passo Fundo, não há planos de uma unidade em Marau.
O Hemopasso funciona para doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, recebendo aproximadamente 70 pessoas por dia para realizar doações. Os tipos sanguíneos mais requisitados são o O Negativo, por ser doador universal, e o O Positivo, por ser doador dos grupos positivos, mas vale ressaltar que todas as doações são bem vindas e necessárias. É possível realizar agendamentos através dos fones (54) 3311-1427 ou (54) 3311-5555, e através do site do Hemopasso.
Comentários