Hemopasso precisa de sangue do tipo O Positivo
Todas as doações são recebidas mas a necessidade neste momento é para este tipo sanguíneo
Foto: Agência Brasil
O Hemocentro Regional de Passo Fundo - Hemopasso, precisa com urgência de doadores de sangue. Estão sendo aceitas doações de todos os tipos sanguíneos, porém, a maior necessidade neste momento é de doadores do tipo O Positivo. O Hemopasso atende a 139 municípios da região e possui convênio para o fornecimento de sangue para 58 hospitais.
O atendimento do hemocentro acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min. É possível agendar a doação pelo telefone 3311-1427. Alguns municípios da região, como Casca, possuem transporte para doadores.
O sangue O Positivo é o tipo de sangue mais comum na população. Quem possui o sangue do tipo O Positivo pode apenas receber sangue de pessoas que tenham o sangue tipo O, porém, pode ser tanto positivo quanto negativo. Além disso, quem possui o sangue O Positivo pode doar sangue para pessoas que possuem o mesmo sangue que o seu, mas também a quem tiver um dos outros tipos de sangue positivo.
Conforme a Cruz Vermelha, isto significa que 84% da população podem receber suas células vermelhas do sangue; 100% da população podem receber suas plaqueta e que 45% da população pode receber seu plasma.
Por causa disso, quem tem sangue O Positivo pode realizar a doação de glóbulos vermelhos duplos, graças a um processo moderno e automatizado, onde uma máquina extrai duas vezes o número de células vermelhas do sangue encontradas em uma unidade total de sangue. Ela também devolve os outros componentes (plaquetas e plasma) para o doador. Além disso, ainda de acordo com a Cruz Vermelha, as células vermelhas do sangue coletadas têm mais chances de serem benéficas a pessoas que passaram por cirurgias e traumas e precisam de doação.
Comentários