Psicólogo explica a importância da espiritualidade para saúde
Há comprovação de que a espiritualidade aumenta as chances de cura
A espiritualidade nada mais é do que acreditar que existe uma instancia superior. É uma necessidade humana de uma vivência existencial buscada na relação com algo que transcede a realidade. É algo que foge ao mundo material. “A busca pela espiritualidade é uma busca interior, a partir normalmente de um momento de crise. Essas crises podem estar relacionadas, com perdas, frustrações ou mudanças em um ou em todos os setores da vida”, comenta o psicólogo Francisco Ganbiragem.
Embora a ciência não comprove, muitos médicos estão associado a cura de doenças a espiritualidade. Existe um crescente acúmulo de evidências sobre o impacto que a espiritualidade causa sobre a qualidade de vida e na saúde física do indivíduo, pois as crenças podem influenciar, e muito, nas decisões dos pacientes.
Além disso, segundo o psicólogo, quando a pessoa se apega em algo e acredita naquilo, a doença é deixada de lado e o ato que crer faz com que as circunstâncias passem a ser mais positivas. “É muito bom que as pessoas acreditem em algo. Seja uma força superior, energia ou em Deus. Ter essa fé/crença, facilita muito no tratamento e traz mais tranquilidade ao paciente”, comenta.
Comentários