O alimento que vem do Sul da Ásia
Entre seus benefícios estão a proteção ocular, equilíbrio do colesterol e aumento da imunidade
Esta fruta tão pequena, vinda do Sul da Ásia, é considerada mundialmente como um superalimento. Isso porque ela traz uma grande variedade de benefícios à saúde.
No Goji berry são encontrados 18 aminoácidos, grandes doses de vitamina A (beta-caroteno), Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), Vitamina C (maior do que na laranja) e Vitamina E, Ferro, polissacarídeos e fitoquímicos:
fitoquímicos: carotenoides, zeaxantina, luteína e antocianina, que atuam como substâncias anticancerígenas, além do efeito antioxidante, que neutraliza os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e diabetes
carotenoides: previnem o envelhecimento precoce da pele;
zeaxantina e luteína: atuam na proteção ocular;
beta-sisterol: tem ação anti-inflamatória e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol;
arginina e glutamina: auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (promovem aumento da massa magra);
complexo B: aumentam a imunidade;
polissacarídeos: aumentam a imunidade, pois impedem que os patógenos sejam absorvidos no intestino;
triptofano: é um precursor da serotonina, hormônio do bem-estar. Seu consumo está ligado ao bom humor, alegria e satisfação;
também tem função estimulante, reduzindo a fadiga e o estresse, e aumentando o nível de energia e capacidade de concentração.
Para que tenhamos todos estes benefícios e nenhuma perda de nutrientes, é interessante o consumo da fruta desidratada, e não da suplementação. Duas colheres de sopa ao dia já são suficientes.
*Cuidado:
1. estudos realizados nos Estados Unidos apontam que o consumo excessivo de chás com Goji berry tem ação inibitória da warfarina (medicação utilizada oara evitar trombise), então não exagere!
2. Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.
Fonte: Nutricionista Ana Daniela Carnieleto
Clicando no ícone abaixo você acompanha o áudio deste conteúdo especial sobre o Goji Berry
Comentários