Responsável técnico pelo Samu fala da chegada de nova ambulância
Ouça a entrevista do enfermeiro Alessandro Fim, no player de áudio
Já está em Marau a ambulância entregue pela presidência da República, no início da semana, para uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Ao todo, o Estado recebeu 61 novos veículos. Para Alessandro Fim, responsável técnico pelo sistema no município, a chegada da nova ambulância é importante para fazer o revezamento com a atual, que já está entrando em seu sexto ano de uso.
O enfermeiro, porém, revela que os atendimentos do Samu em Marau seguem em ritmo lento. A média mensal é de 15 chamados, embora o serviço seja de excelência. O procedimento, com uma central em Porto Alegre, é o que muitas vezes atrapalha, na concepção do profissional e da população, já que acabam acontecendo demoras na triagem.
Para reverter a situação, agilizando o atendimento e desafogando a atual central do 192, já há algum tempo vem sendo pensada a descentralização do atendimento para uma cidade mais próxima, quem sabe até em Passo Fundo. Já há precedentes, neste sentido, conforme Alessandro. A região da Serra, conseguiu a descentralização do Samu para Caxias do Sul.
Comentários