Estado recebe 63 pedidos de reconsideração das bandeiras da 10ª rodada do Distanciamento Controlado
Dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira, 13/07
Após o prazo de 36 horas, o governo do Estado recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h de domingo, 12/07, para formalizar os recursos. A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, nest segunda-feira, 13/07, o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça, 14/07.
Nesta rodada, o Estado atingiu maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado (10/05). No total, são 15 regiões for am classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As cinco restantes ficaram com bandeira laranja (risco médio).
No entanto, não foi a semana em que o governo recebeu o maior número de recursos. No dia 28 de junho (oitava rodada), haviam sido 67 pedidos. Na semana passada, 37 e, em 21/06, primeira vez em que o Estado abriu esta instância recursiva, foram feitas 30 solicitações. Dos 391 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 218 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Por isso, se adequam à chamada Regra 0-0: podem adotar protocolos de bandeira laranja sem necessidade de encaminhar recurso. Basta que as prefeituras façam um decreto, com regulamento próprio.
Marau e outros municípios da Região Norte também apresentaram recurso e aguardam o anúncio das bandeiras definitivas.
Cronograma da 10ª rodada:
• Quinta-feira (9/7): coleta de dados dos 11 indicadores
• Sexta-feira (10/7): divulgação das bandeiras preliminares
• Domingo (12/7): prazo, até as 6h, para apresentação de recursos
• Segunda-feira (13/7): análise de recursos e divulgação, à tarde, das bandeiras definitivas
• De terça-feira (14/7) a segunda-feira (20/7): vigência das novas bandeiras
Fonte: Governo RS
Comentários