SMS de Marau centraliza aplicação de vacinas
A mudança ocorre e razão do desabastecimento do Ministério da Saúde
O recebimento do Comunicado 319/2015 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde causou impacto negativo nas equipes de saúde do município de Marau. O documento informa os motivos do desabastecimento de diversos imunobiológicos e soros, que justificam-se, sobretudo, pela insuficiência da produção mundial, pela indisponibilidade de fornecedores que possam atender a demanda brasileira e pelo tempo necessário para análise e controle de qualidade do INCQS.
Baseados no número de doses que serão enviadas para o município, insuficiente para o abastecimento das nove salas de vacinas distribuídas nas ESFs, a equipe técnica e de profissionais optou por centralizar temporariamente a aplicação de todas as vacinas, em uma única sala até a normalização do abastecimento por parte do Ministério da Saúde.
Para tanto, como informa a equipe da Vigilância em Saúde da SMS de Marau, a partir do dia 16 de novembro de 2015, só haverá vacinas disponíveis na Unidade de ESF Central III/Planalto, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1600. O horário de funcionamento é das 7h30min. às 11h30min. e das 13h às 17h.
Uma estrutura diferenciada será montada para atender a demanda. Dois técnicos de enfermagem estarão habilitados, exclusivamente, para o desempenho desta atividade até que a situação seja normalizada.
Confira no player a entrevista com Lisiane Dall'Agnese, enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde.
Comentários