Censo vacinal é realizado em Vila Maria, para controle da Febre Amarela
O trabalho é executado pelas agentes comunitárias de saúde
Foto: Divulgação
Para reconhecer se as pessoas estão imunizadas contra a Febre Amarela, está sendo realizado um censo vacinal, espécie de varredura nas áreas rurais do Rio Grande do Sul, incluindo o município de Vila Maria. O trabalho é executado pelas agentes comunitárias de saúde, por meio da análise das Carteiras de Vacinação e envolve 100% da população.
A vacinação é indicada a partir dos 9 meses de idade até 59 anos. Acima de 60 anos somente deverão ser vacinadas após avaliação médica. É contra indicada para mulheres grávidas ou amamentando (exceto onde ocorre a confirmação de circulação do vírus) e pessoas que tem alergia ao ovo de galinha. Para doadores de sangue, é indicado se vacinar após 4 meses da última doação.
A equipe de vacinação do município conta com a colaboração da população, para que as carteiras de vacinação sejam guardadas em local de fácil acesso, de forma que as Agentes Comunitárias de Saúde possam conferir e orientar sobre a imunização, ao realizarem a visita nas residências. Já a pessoa que não deseja se vacinar, deverá assinar um termo de recusa, junto à sala de vacinas do Posto de Saúde.
*Informações: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Vila Maria
Comentários