Alterações na tireóide: doença relativamente comum entre as mulheres
Entenda mais sobre o assunto clicando no player de áudio
No programa temática desta segunda-feira, 10/07, o tema debatido com o Doutor João Batista Bem, foi a Tireóide. O médico explicou a diferença nas alterações estruturais e funcionais da tireóide.
A Tireóide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço e tem a função de produzir hormônios. Estes hormônios estão envolvidos em todas as funções do organismo, como a nossa disposição, sono, metabolismo, batimentos do coração, funcionamento do intestino, entre outros. De acordo com o médico João, as principais alterações da tireóide são: Alterações estruturais (os nódulos) e funcionais (Hipotireoidismo e Hipertireoidismo).
“O nódulo é uma coisa que preocupa muita gente. É uma patologia relativamente comum entre as mulheres. Na idade dos 30 aos 60 anos entorno de 7% a 10% das mulheres apresentam alterações e após os 70 anos, aproximadamente 60% das mulheres tem nódulos na tireóide.
O exame clínico é importante, mas o exame físico, o apalpamento da glândula, é o mais simples e o primeiro a ser feito. Com a desconfiança da existência do nódulo, só é diagnosticado com certeza a doença quando é realizado o exame de ultrassom.
O nódulo de tireóide pode ser identificado através de algumas características com, nódulo maior que 1cm, histórico de câncer de tireóide, histórico de algum tipo de doença auto imune. A maioria das vezes (95% das vezes) o nódulo é benigno, e quando é maligno (5% das vezes) há tratamento específico e simples de ser realizado.
Já a alteração da função da tireóide pode ser classificada como Hipotireoidismo e Hipertireoidismo. O hiportireoidismo pode ser identificado através de quedas de cabelo, pele seca, intestino preguiçoso, unha quebradiça, leve aumento de peso, e algumas outras características. As funções do corpo ficam mais lentas. Já o Hipertireoidismo as funções são muito rápidas. Características como ansiedade, pele oleosa, muito calor, intestino mais rápido são alguns dos sintomas. Ambas as alterações são tratadas com o uso de medicamentos.
O Doutor explica também a questão do câncer na tireóide. “Nódulo com alteração de voz é um sinal de alarme. Aí sim, pode ser um câncer e por isso é importante procurar ajuda médica e realizar a devida avaliação. O câncer é bem raro, por isso, menos de 5% das vezes o nódulo é câncer.
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários