Marau possui 13 casos confirmados de dengue no ano de 2024
Os casos estão distribuídos em diversos bairros do município
Foto: Divulgação
O município de Marau já contabiliza 13 casos confirmados de dengue no ano de 2024, sendo consideradas notificações desde o mês de janeiro. Além disso, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de outros 9 casos suspeitos. Os exames passam por análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).
De acordo com enfermeira da vigilância epidemiológica de Marau, Lisiane Dallagnese, os casos estão distribuídos em diversos bairros de Marau, sendo necessário o aumento da atenção e cuidados por parte de toda a população. Lisiane ainda reforça que o trabalho dos agentes de endemias é orientativo e de coleta de larvas para a análise. Também é realizada a Pesquisa Vetorial Especial (PVE), esta, realizada após a confirmação de um caso positivo.
De acordo com Lisiane, a pesquisa consiste em uma busca mais acentuada por focos e potenciais criadouros do mosquito em uma área de 300 metros da residência do paciente com dengue. Ainda, são tomadas medidas auxiliares, como a borrifação, que ajuda a diminuir o número de mosquitos adultos transmissores da doença.
Os cuidados diários de prevenção devem ser de responsabilidade de cada morador. As orientações são as já conhecidas: evitar acúmulo de água parada, manter piscinas e caixas d'água limpas e cobertas, fazer o uso do repelente, mesmo em cima das roupas.
Comentários