Quadro de profissionais das ESFs deverá estar completo nas próximas semanas
Ouça a entrevista do secretário Douglas Kurtz, da Saúde, no player de áudio
Foto: Arquivo/tuaradio
Três médicos que faziam atendimento junto às Estratégias Saúde da Família – ESF de Marau, pediram exoneração, por terem sido aprovados em residência médica e terem deixado o município. A Secretaria Municipal da Saúde espera solucionar o impasse de não estar com o quadro de profissionais completos em todas as unidades. Douglas Kurtz, titular da pasta, explica que nos próximos dias deve ter início a etapa de contratação emergencial dos médicos inscritos no processo seletivo. O objetivo, segundo ele, é manter pelo menos 17 profissionais em atuação.
A previsão do secretário é, em março, fazer uma adaptação ao sistema de agenda de consultas na rede municipal de saúde. Segundo Douglas Kurtz, essa reestruturação depende de estar com as equipes completas, o que ele acredita que possa ser normalizado até o final de fevereiro. Uma das medidas será a manutenção de uma equipe noturna, para atendimentos junto ao Posto Central, o que deverá, inclusive, desafogar o setor de urgência e emergência do Hospital Cristo Redentor.
Em entrevista para a Rádio Alvorada, o Secretário da Saúde também justificou a falta de alguns medicamentos junto à farmácia básica do município. No início do ano, 78 remédios dos 215 fornecidos, estavam com estoque zerado, de acordo com ele. No momento, esse número já caiu para em torno de 20. A normalização deve ocorrer antes do Carnaval, conforme Kurtz. O atraso está na etapa de entrega por parte dos fornecedores. Um processo de aquisição de mais medicação deverá ser feito no mês de abril, com intenção de contemplar compras durante o ano todo.
Comentários