Caxumba: sintomas e precauções
Aumento no número de casos da doença chama a atenção
Foto: Reprodução/Revista Mais Matérias
Embora sem notificação oficial do SUS, Sistema Único de Saúde, profissionais médicos confirmam um número elevado de casos de caxumba em Passo Fundo – maior cidade da Região do Planalto Gaúcho. A doença é caracterizada por mal estar, febre, sintomas típicos de um estado gripal e aumento nas glândulas salivares, as parótidas.
Em entrevista para a Rádio Alvorada, o otorrinolaringologista Erik Xavier, explicou as precauções que se deve ter, para evitar o cotágio. “É um processo infeccioso causado por um vírus, é transmitindo através de espirros, tosse, compartilhamento de talheres, copos, pratos e outros objetos. O vírus pode permanecer até oito dias após inicio dos sintomas, explica o médico.
O tratamento adequado é ficar em repouso e fazer os tratamentos sintomáticos, com medicamento indicado por profissional. Conforme o médico, no caso de crianças, é importante os pais ou responsáveis conferirem a caderneta de vacinação de seus filhos, para certificar-se que eles foram vacinados ou não, contra o vírus.
Ouça a entrevista dando player no áudio.
Comentários