Drogadição X Nutrição: Uso de drogas compromete a alimentação
Foto: Divulgação
Infelizmente o número de pessoas que se envolvem com drogas tem crescido cada vez mais. A situação tem se tornado frequente e além de todos os malefícios, a drogadição compromete também a alimentação.
De acordo com a nutricionista Ana Daniela Carnieleto, trabalhar nutrição com uma pessoa que está nas drogas é muito complicado. “Na verdade quando a pessoa está na dependência não tem muito que fazer, porque a pessoa não vai se alimentar. Muitos até desenvolvem anorexia e problemas estomacais por causa da dependência”, explica. “Infelizmente, a nutrição durante a dependência não tem como controlar porque a pessoa não vai aceitar, porque substituem a comida pelo álcool e por outras drogas”, lamenta.
Por causa da falta de alimento e do excesso de drogas, muitas doenças podem surgir. Problemas neurológicos, problemas no sistema gastrointestinal, problemas no fígado e problemas renais são alguns deles. “Depende muito do tipo da droga, do tempo que consome, mas enfim sempre é desenvolvido algum problema, e mais ligado a alimentação, por exemplo, a anorexia, porque o dependente acaba não comendo pra utilizar a droga”, comenta a Nutricionista.
Durante o processo de recuperação a alimentação auxilia muito. Na abstinência as pessoas substituem a droga pela comida. Mas para que a alimentação não acabe se tornando um problema também, consumir alimentos saudáveis é algo necessário. “Aí entram os alimentos integrais que vão ter vitaminas e ajudar o cérebro, as sementes que vão ter zinco então vão diminuir a ansiedade. O importante é aliar a nutrição a recuperação de forma equilibrada e que traga benefícios”, finaliza Ana Daniela.
Comentários