Como manter a pele saudável no inverno
Baixar ÁudioDermatologista Adines Nardi fala sobre as formas de prevenção das doenças da estação
Foto: Divulgação
O inverno é uma estação que divide opiniões, muitas pessoas não gostam deste período do ano, mas também tem aqueles que o defendem. Um dos motivos que levam as pessoas a reclamarem da estação é a maior exposição a doenças. Pensando nisso a Tua Rádio conversou com a médica dermatologista, Adines Nardi, que falou sobre as principais patologias, que afetam a pele no inverno.
Segundo ela a exposição a diferentes climas em um período curto de tempo é o que mais afeta a respiração e a pele. Quando se trata da pele um dos maiores vilões é o fungo, ele se manifesta através de coceiras e lesões que podem inclusive ser porta de entrada para outras infecções. Para evitar as doenças causadas pelos fungos o ideal é manter a pele limpa e seca. Adi, como é carinhosamente chamada, ainda deu outras dicas como, manter a pele hidratada e trocar com frequência os agasalhos. O tratamento para essas patologias irá depender do tipo de fungo causador.
Outro problema bastante presente no inverno são as queimaduras de pele e rachaduras na boca. Para evitar esse incomodo é importante usar o protetor solar mesmo no inverno, segundo Adi a exposição ao sol nesta época do ano é mais suave, mas ainda pode ser prejudicial, além disso, o protetor , assim como o creme hidratante, ajuda a evitar as lesões causadas pela exposição ao frio. Para o cuidado do nariz e da boca existem géis e protetores específicos.
A dermatologista ainda chama a atenção para os banhos longos e muito quentes. A água quente por tempo prolongado pode arrancar a camada protetora da pele a deixando mais ressecada. O mais aconselhado é tomar banhos mais rápidos e com a água em temperatura morna.
Confira a entrevista completa no áudio da matéria.
Comentários