Ministro da Saúde inaugura equipamento de radioterapia no Hospital São Vicente de Passo Fundo
Casa de saúde abrange uma área de dois milhões de habitantes, procedentes de 250 municípios
O ano do centenário do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo começou com novidades boas para a comunidade macrorregional, que utiliza os serviços de oncologia da instituição. Nesta semana, a direção do HSVP recebeu a visita dos ministros da Saúde, Ricardo Barros e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Acompanhados por uma comitiva de deputados federais, os ministros inauguraram o segundo equipamento de radioterapia, chamado Acelerador Linear. Além deste aparelho, Barros fez o anúncio de importantes recursos ao HSVP.
Com aquisição do segundo Acelerador Linear, que já está em funcionamento no Serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, aumenta a capacidade de atendimento da unidade. No ano de 2017 foram atendidos 1.216 novos pacientes na Radioterapia do HSVP, sendo 82% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês foram atendidos 233 pacientes em tratamento. O valor do equipamento foi de R$ 5.270.429,10, com subsídio do Ministério da Saúde no valor de R$ 2.794.880,00.
Na oportunidade, o ministro Barros anunciou o destino de verbas para compra de um aparelho de Raio X Telecomandado Digital, valor de 1 milhão de reais e para aquisição de um PET CT, que custa aproximadamente 4 milhões e 500 mil reais. O anúncio foi comemorado pela direção, colaboradores, médicos do corpo clínico do HSVP, presentes na inauguração.
HSVP
O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David apresentou dados sobre infraestrutura, volume de atendimentos da instituição que neste ano completa 100 anos. Ele destacou que o hospital está com 675 leitos de internação. Abrange uma área de dois milhões de habitantes, procedentes de 250 municípios. Em 2017, o HSVP registrou 38.659 internações, sendo 64% pelo SUS. Para atender esta demanda, o São Vicente conta com 3.773 funcionários e um corpo clínico de aproximadamente 700 médicos. Referência em oncologia clínica, cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, oncologia pediátrica e hematologia, o HSVP necessitava de um segundo Acelerador Linear, para dar maior agilidade ao tratamento radioterápico dos pacientes.
Comentários