A importância do uso correto das panelas na alimentação
Ouça, no player, as dicas da nutricionista Ana Daniela Carnieleto
Foto: Divulgação
O uso de panelas de alumínio pode ser prejudicial à saúde. E isso, não é mito. Quem faz o alerta é a nutricionista Ana Daniela Carnieleto. Segundo ela, o alumínio é uma substância que oferece risco de Alzheimer e Parkinson, por isso, o ideal é evitar o cozimento de alimentos em recipientes feitos com este material. Porém, se não houver outra possibilidade, ela explica que o primordial é não raspar o fundo das panelas.
Em entrevista para a Tua Rádio, a profissional também explica que é preciso cuidado com as panelas antiaderentes de teflon. Elas não devem ser esfregadas na hora da limpeza e nem raspadas ao mexer os alimentos. No caso, sempre que o fundo estiver raspado é necessário trocar a panela. O motivo, é o mesmo da panela de alumínio, que também oferece riscos de desenvolver a hiperatividade em crianças.
As panelas de ferro, segundo Ana Daniela, também são boas para o cozimento, no entanto,é preciso muito cuidado ao higienizá-las e, também evitar a raspagem. As panelas de cerâmica e as de vidro, conforme a nutricionista, não transferem qualquer resíduo para a comida, sendo ideais do ponto de vista da saúde. Ouça as dicas de Ana Daniela no player de áudio. O assunto terá sequência na próxima semana, no Saúde e Bem Estar da Tua Rádio.
Comentários