Novo coronavírus pode comprometer a saúde do coração
Baixar ÁudioA miocardite viral afeta, principalmente, pacientes que já apresentam problemas cardíacos
Foto: Taliane Radaelli / Tua Rádio Alvorada
O coronavírus é uma infecção viral que traz, principalmente, complicações aos pulmões, tendo como seus principais sintomas a tosse e a dificuldade para respirar. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada o médico cardiologista, Cristiano Noskoski, nos alerta sobre outro órgão que merece uma atenção especial quando relacionado ao Covid -19, o coração.
Segundo Cristiano, as pessoas que já tem problemas cardíacos e que acabam sendo infectadas pelo novo coronavírus têm uma maior chance de desenvolver a “miocardite viral”. Como explica o cardiologista, a miocardite é um processo inflamatório no músculo do coração que enfraquece os batimentos, compromete a pressão e tem os sintomas parecidos com o do Covid – 19, sendo eles, tosse, dificuldade para respirar e inchaço nas pernas.
Os pacientes com este diagnóstico tendem a uma piora no quadro clínico estabelecido anteriormente, em alguns casos, o cardiopata necessita do atendimento na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e em situações mais extremas chega ao óbito. De acordo com Cristiano, os pacientes infectados pelo coronavírus, que não possuem nenhum diagnóstico de doença cardiológica, podem, também, desenvolver a miocardite. Ele ainda afirma que a infecção tem tratamento e pode ser curada.
Entre os meios de prevenção à contaminação por coronavírus, o cardiologista reforça a importância de lavar as mãos para evitar um contato maior com objetos contaminados. Para as pessoas que estão com suspeitas da doença a recomendação é o uso da máscara para evitar a contaminação de pessoas próximas. O contato com o médico cardiologista Cristiano Noskoski pode ser feito através do telefone 3342 – 0674.
A entrevista completa com Cristiano está disponível no áudio da matéria.
Comentários