Novembro Azul tem ações ampliadas e abre espaço para reflexões sobre a saúde do homem em geral
Médico Urologista Márcio Turra fala sobre o assunto na programação da Tua Rádio Alvorada
Nos últimos anos, durante o mês de novembro, o azul é timbrado em pontos estratégicos das cidades e colore de forma simbólica, muitas ações em favor da saúde da população masculina. O chamado Novembro Azul já é amplamente conhecido por todos e tem representado importante iniciativa para incentivar os homens a buscar atenção médica e evitar, sobretudo, o câncer de próstata.
O assunto foi tema do quadro Saúde e Bem-estar da Tua Rádio Alvorada. Quem falou sobre a campanha foi o médico urologista, Márcio Turra. De acordo com as mais recentes estatísticas, disse o médico, cerca de 13 mil novos casos de óbitos por ano são registrados em decorrência do câncer de próstata no Brasil e mais de 60 mil casos da doença são diagnosticados todos os anos. “Este ano, porém, o Novembro Azul ganha novos contornos e amplia as atenções para a saúde do homem em geral. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, o foco está na prevenção do câncer de pênis, já que a incidência de casos é alta nestas regiões”, destaca Turra. A detecção da doença pode ocorrer na observação de uma ferida no órgão genital que, muitas vezes, conforme destaca o Dr. Márcio, não dói e se não tratada adequadamente, pode comprometer o sistema nervoso central e deixar sequelas.
NOVEMBRO AZUL
Segundo Márcio Turra, a campanha tem demonstrado eficácia principalmente quanto ao aumento da procura por consultas e à realização de exames preventivos, mas também serve de alerta às autoridades de saúde para fomentar a gestão de prioridades: “A classe médica já levou algumas questões que se entendem prioritárias ao Ministro da Saúde Ricardo Barros. Certamente são apontamentos que passarão por avaliação. Não justifica os agentes públicos gerarem custos tão elevados e manter condutas que não funcionam efetivamente para a prevenção de doenças como o câncer, por exemplo” – ouça no player de áudio.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), além de palestras informativas, intervenções em eventos populares (informações Wikipédia).
Comentários