Dia Nacional de Combate ao Colesterol: simples atitudes podem combater a doença
Saúde e Bem Estar da Tua Rádio falou sobre a doença e o métodos de combate
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo e é muito importante para o seu funcionamento normal. Componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo, o colesterol está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.
O aumento dos níveis de colesterol é chamado de dislipidemia. Os médicos avaliam o grau de dislipidemia através dos valores do colesterol total, que nada mais é do que a soma dos níveis sanguíneos de HDL, o conhecido “colesterol bom” e LDL, o “colesterol ruim”.
De acordo com o Endocrinologista e Clínico Geral, Doutor João Batista, o alto nível de colesterol pode levar a muitos problemas. “O colesterol alto está associado ao aumento de risco por mortes cardiovasculares, ou seja, a mortalidade por infarto, por AVC, por trombose e também está associado a muitas doenças crônicas”, explica.
Para o controle do colesterol muitas pessoas recorrem a medicamentos, mas o João alerta. “O controle do colesterol tem que estar associado a uma adequação de hábito de vida. Mais atividade física e reeducação alimentar. Não é não comer nada. É comer melhor. Tentar evitar ao máximo comer gordura e fritura e sim, comer no dia a dia coisas mais naturais, não tanto condimentadas”, comenta. “Queremos o mais pratico e fácil que é tomarmos remédio, mas o que realmente precisamos fazer é melhorar o estilo de vida”, conclui.
Comentários