Campanha de vacinação contra a gripe tem dia de mobilização no sábado
A vacinação havia começado ainda no dia 23/04
A campanha de vacinação contra a gripe que teve início no dia 23/04, agora se estenderá até dia 1º de junho. No próximo sábado, 12/05, o Ministério da Saúde fará uma mobilização nacional, na qual todas as unidades de Estratégia Sáude da Família – ESF, atenderão a população para a vacinação, das 8h até 17h, sem fechar ao meio-dia.
Segundo a enfermeira da vigilância em saúde da Prefeitura de Marau, Lisiane Dalagnese, a procura pela vacina é grande. Principalmente, pelos idosos e pelas mulheres que acabaram de ter filhos. A enfermeira, ainda, aconselha que quem não procurou fazer a vacina, vá até seu ESF de referência, com a carteira de vacinação.
O grupo prioritário é composto por:
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados,
- Crianças de 6 meses a menores de cinco anos deverão apresentar carteira de vacinação;
- Gestantes, independentemente da idade gestacional;
- Puérperas até 45 dias após o parto deverão apresentar carteira da gestante ou certidão de nascimento do filho;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Indígenas;
- Pessoas entre cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas (para este grupo é obrigatório apresentar receita médica com CID no ato da vacina);
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa;
- Professores das escolas públicas e privadas deverão apresentar documento como: contracheque ou uma declaração da diretoria da escola dizendo que o professor é da escola.
- Portadores de Doenças Crônica: estes grupos deverão comparecer ao posto de saúde, no momento da vacinação, munidos de receita médica com CID.
Comentários