Hospital São Vicente de Paulo promove Simpósio do Coração
Instituição é referência no interior do Estado para o diagnóstico de doenças cardiovasculares
Foto: Divulgação/Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP
O Hospital São Vicente de Paulo promoveu, nesta quinta-feira (05), um Simpósio do Coração sobre os avanços no tratamento da Aterosclerose e as novas linhas para manejo da Dislipidemia. Atualmente,o HSVP de Passo Fundo é referência no interior do Estado para o diagnóstico de doenças cardiovasculares, fatores de risco e também no controle de complicações dessas comorbidades.
O evento reuniu representantes do Corpo Clínico que discutiram casos graves de doença ateroclerótica e os procedimentos inovadores realizados para o controle das complicações, como as intervenções percutâneas e a cirurgia cardiovascular. O público também teve acesso a novidades relacionadas ao uso semestral de fármacos injetáveis, indicados para o controle do colesterol LDL em pacientes de alto risco.
O farmacêutico PhD Bruno Salu, Líder Médico de Campo Cardiovascular da Novartis, falou sobre o primeiro injetável, ainda não disponível no mercado, que deve revolucionar o tratamento da aterosclerose em todo o país. “Essa é uma nova forma de manejo do colesterol LDL, pois substitui a rotina diária de remédios por uma dose única de injeção que poderá ser administrada a cada seis meses. Os estudos mostram que o grande problema das doenças crônicas é o uso contínuo de medicações e essas doses esparsas de injeções cumprem o papel de proteger o paciente em sua jornada terapêutica”, explicou o especialista.
Conforme o cardiologista e coordenador do Simpósio, Ronei Marquezan de Oliveira, a doença cardiovascular é a causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo. Além disso, as Dislipidemias e a elevação do colesterol LDL são os principais fatores de risco para aterosclerose e eventos cardiovasculares. “Essa troca de conhecimento é de extrema importância na área médica e científica. Então, a presença do Bruno, com vasta formação e experiência em pesquisa de fármacos, nos adianta os benefícios de um medicamento que será extraordinário para o tratamento dos nossos pacientes”, disse o médico do HSVP.
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A ATEROSCLEROSE?
A aterosclerose, popularmente conhecida como o acúmulo de placas de gordura nas artérias, constitui o principal fator de risco para doenças cardiovasculares como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tais doenças seguem sendo as principais causas de morte no Brasil e no mundo, ainda que apresentem fatores de risco potencialmente modificáveis.
Apesar de os eventos cardíacos mais graves serem mais frequentes após os 60 anos, o depósito de colesterol nos vasos pode começar ainda na fase da adolescência em resposta a condições que agridem e inflamam as artérias, como obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo e valores elevados de colesterol. Por isso, o controle de fatores de risco, comorbidades e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar doenças fatais e promover a qualidade de vida.
Comentários