Aversão ou Recusa Alimentar: Sintomas e Tratamento
Baixar ÁudioFonoaudióloga Patrícia Zart fala sobre o transtorno
Foto: Divulgação
Nesta semana, a fonoaudióloga Patrícia Zart participou do quadro Saúde e Bem Estar da Tua Rádio Alvorada. Ela falou sobre o tema aversão ou recusa alimentar. Trata-se de um transtorno alimentar seletivo, mais comum em crianças entre dois e seis anos, mas que também é diagnosticado em adultos.
O sintoma mais comum é a seleção dos alimentos por cor, textura e cheiro. A criança recusa-se a comer os alimentos que não apresentam a textura ou a cor desejada, chegando a sentir náuseas. Em casos mais graves, é necessário o uso de uma via alternativa de alimentação, como por exemplo, a sonda ou até mesmo a gastrostomia.
O diagnóstico é normalmente feito através de uma entrevista detalhada com os pais em relação à rotina alimentar da criança. Os prematuros e as crianças que passam por algum processo cirúrgico importante, como é o caso dos cardiopatas, tem uma disposição maior a desenvolver o transtorno.
Cada criança recebe um tipo de tratamento, levando em consideração os sintomas, as causas e sua evolução. Normalmente é necessária uma equipe que compreenda profissionais de várias áreas da saúde, como pediatra, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e em alguns casos, fisioterapeuta.
Confira a entrevista completa com Patrícia Zart no áudio da matéria.
Comentários