Secretaria de Saúde apresenta dados de ausência em consultas agendadas
Até o final de abril foram 225 faltas
Marau é uma das cidades da Sexta Coordenadoria de Saúde que mais falta às consultas com especialistas, agendadas a partir do Sistema Único de Saúde. A situação pode levar a diminuição da oferta de médicos para os marauenses. A revelação é de Cassiano Duarte, responsável pelo agendamento.
Em entrevista para a Rádio Alvorada ele apresentou alguns números: em janeiro, de 35 consultas marcadas com cardiologista em Passo Fundo, 15 não compareceram; em janeiro, de 50 pessoas que marcaram consulta com oftalmologista, 21 não compareceram. Os dados caíram em fevereiro e subiram, novamente, em março.
O responsável pelo setor se mostra preocupado com a situação, pois há clínicas que já estão alertando para a possibilidade de diminuir a oferta de consultas para Marau. Uma clínica voltada para a saúde auditiva, por exemplo, já comunicou que, em caso de ausência em um mês, para o mês seguinte não será feito agendamento para o município.
Cassiano revela que a solução é os pacientes comunicarem a Secretaria Municipal de Saúde em caso de não poder comparecer a uma consulta. Desta forma, segundo ele, é possível transferir o agendamento para outra pessoa. A comunicação deve ser feita até 48 horas antes da consulta.
Comentários