Secretaria de Saúde altera forma de entrega das fichas para consultas
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/EBC
O sistema de distribuição de fichas para consultas médicas nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs de Marau, sofreu mudança. Já há alguns dias, elas estão sendo entregues para a população pela parte da manhã. Já o atendimento médico, ocorre à tarde.
De acordo com o titular da Secretaria da Saúde, Douglas Kurtz, a mudança é justificada pelo fato de que a população, mesmo quando a entrega era feita à tarde, dirigia-se para os postos de saúde nas primeiras horas do dia. Ele destaca que o foco das ESFs é a saúde preventiva, logo, o agendamento é uma ferramenta aceitável. Mesmo assim, os postos mantêm um número de vagas para as consultas de urgência.
Ainda de acordo com Douglas, a Secretaria da Saúde estuda uma possibilidade de facilitar o agendamento das consultas, de forma com que a população não precise ir duas ou mais vezes até seus postos de referência. Uma possibilidade que vem sendo analisada é o teleagendamento, ou agendamento por telefone. O formato, existente já em outros municípios, está sendo avaliado pela equipe.
A rede pública de saúde de Marau atende uma média de sete mil consultas por mês, de acordo com o secretário. Mais de 25% do orçamento municipal é destinado para o setor da saúde, o que significa um investimento de mais de R$ 30 milhões de reais.
Comentários