Vacinação contra a gripe inicia mais cedo no Rio Grande do Sul
Professores foram incluídos no grupo que receberão a vacina gratuitamente
A 19ª edição da campanha nacional contra a gripe inicia, oficialmente, no dia 17/04. No Rio Grande do sul, porém, a campanha inicia na segunda-feira, 10/04. O período se estende até 26 de maio. Esse ano, os professores foram incluídos no grupo que recebem a vacina gratuitamente, como explica a enfermeira Lisiane Dalagnese, responsável pelo setor de Vigilância em Saúde do município de Marau. Também são contemplados no grupo com maior vulnerabilidade que receberão vacinas na rede pública de saúde, crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e a população privada de liberdade e servidores do sistema prisional. Inicialmente, serão liberadas vacinas somente aos grupos com meta a ser atingida, que é de 90%. Não se inclui nessa população, os portadores de doenças crônicas e comorbidades e os professores, que receberão a vacina a partir do dia 17/04.
No dia 13/05 acontece o chamado Dia D de Vacinação, quando todas as unidades da ESF estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. De acordo com Lisiane, as vacinas serão remetidas para as secretarias municipais em 7 remessas. A primeira cota a ser enviada para Marau será de 2.800 vacinas. A enfermeira alerta que poderá haver momentos em que faltará vacinas – ouça no player de áudio.
A previsão é de que, em Marau, a vacina seja aplicada em 10.831 pessoas. Embora a sala de vacinas esteja centralizada na ESF Planalto, no período da campanha, a vacinação ocorre em todas as unidades. Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico para comprovar a doença. Também dos professores será exigida comprovação (contracheque, carteira profissional ou sindical).
Comentários