Exposição excessiva a telas pode prejudicar desenvolvimento infantil
Baixar ÁudioMédico pediatra recomenda: uso destes dispositivos não deve ultrapassar duas horas diárias
Não deixe seu filho por mais de duas horas diárias exposto a equipamentos com tela. A orientação é do médico Tiago Bonfanti. No estúdio da Tua Rádio Alvorada, o pediatra falou sobre recente estudo canadense que faz um alerta: “deixar a criança utilizar tablets, celulares, TV e outros dispositivos com tela, por períodos excessivos, pode acarretar atraso no desenvolvimento de habilidades de linguagem e sociabilidade".
No Canadá e Estados Unidos, conforme destaca o Dr. Tiago, as associações de pediatria oferecem importantes contribuições para a área. Os especialistas estrangeiros dizem que as crianças não devem usar telas antes de completar dois anos de idade. E a indicação é reiterada pelo pediatra marauense: “está correto. E, aos demais, embora o recomendado seja de apenas 120 minutos diários, o tempo de exposição estimado é, pelo menos, três vezes maior”, aponta o médico.
De acordo com as pesquisas, no momento em que as crianças se distraem com os eletrônicos, desperdiçam-se as oportunidades de praticar e exercitar outras habilidades importantes, como as relações pessoais, por exemplo. Pela teoria, estas circunstâncias podem prejudicar as interações sociais, a motricidade e outras aptidões amplamente valorizadas em espaços de convivência.
A medicina já reconhece doenças associadas ao uso excessivo de mecanismos digitais. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio e conheça outros detalhes sobre o assunto.
Comentários