Nascimentos correspondem a 30% do total de procedimentos realizados no HCR
No período de 2008 a 2014, a média de nascimentos era de 30 ao mês, 11 a menos do que ocorre hoje
Mensalmente, nascem, em média, no Hospital Cristo Redentor, 41 crianças. O número corresponde a 30% do total de procedimentos realizados que, somados, alcançam a casa dos 280 procedimentos ao mês. No período de 2008 a 2014, a média de nascimentos era de 30 ao mês, 11 a menos do que ocorre hoje.
Os partos normais e cesarianas realizados no HCR são de pacientes tanto marauenses, quantos dos demais municípios de abrangência, como Camargo, Vila Maria, Gentil, Nova Alvorada, entre outros. Uma gama de profissionais se dedica diariamente a esta demanda: 10 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, seis médicos, seis obstetras, seis médicos pediatras, três médicos anestesistas e seis médicos auxiliares.
A enfermeira gestora, Clarissa Colet Tramontina, explica passo a passo o que acontece, desde a chegada da gestante, até o nascimento e o pós-parto: “em relação ao preparado da gestante, desde a entrada no hospital até o nascimento do bebê, ela passa pelos cuidados da enfermagem. Inicia com colocação do soro, passagem da sonda vesical quando necessário e todo processo de preparação operatória. Já no bloco cirúrgico, a gestante é acompanhada pela enfermagem, obstetra, pediatra, médico auxiliar e anestesista em caso de cesariana. Logo após o nascimento do bebê, o mesmo recebe os primeiros cuidados, (secar, aquecer, pesar, medir), pelo pediatra e pela enfermagem. Como rotina, o recém-nascido, ainda na sala de parto, recebe a primeira dose da vacina da hepatite B e a aplicação da vitamina K. Assim que a mãe der entrada na sala de recuperação, o bebê é colocado para ser amamentado. Após determinado tempo de recuperação, a mãe vai para o quarto juntamente com o seu bebê. Sendo esta rotina em casos em que o procedimento ocorre sem intercorrências. A sequência dos cuidados ocorre no quarto, no setor de internação até o momento de alta do hospitalar".
Apesar dos partos serem uma rotina nos hospitais e maternidades, a equipe HCR vê a necessidade de oferecer um atendimento diferenciado a cada uma das mulheres, levando em conta que visão sobre o que é o parto tanto o normal quanto o cesariano, é a maneira como ele é vivenciado. “O cuidado e o conforto devem ser proporcionados visando a singularidade de cada gestante. Sendo que o objetivo principal da assistência da enfermagem , é favorecer experiências positivas para a mulher e sua família, mantendo a sua saúde física e emocional , prevenindo complicações e respondendo às suas expectativas”, destacou a enfermeira gestora.
Fonte: Comunicação HCR
Comentários