Veterinário alerta: inspeção sanitária em produtos de origem animal evita doenças alimentares
Inspeção de produtos pode evitar muitas doenças
As doenças alimentares tem se tornado comuns. A pouca preocupação com a procedência dos produtos por parte dos consumidores tem elevado os números de pessoas que contraem alguma doença alimentar por consumo de produtos de origem animal.
De acordo com o Veterinário da Inspeção Municipal, Pedro Dalenoagare, “nosso papel como fiscais é combater essa clandestinação de produtos e divulgar dados a população, já que a falta de informação faz com que as pessoas continuem comprando os produtos com alguma inadequação”, explica.
Segundo dados, no Brasil mais de 15 mil pessoas são diagnosticadas com alguma doença alimentar. Em Marau os números também são altos. Em média 1.300 casos de doença por ingestão de alimentos estragados é registrada. Para que esse número baixe é necessário que os consumidores saibam que produtos estão comprando e se informem da procedência.
Pedro alerta também para a aparência dos alimentos. “Muitas pessoas compram o produto por ser um produto bonito e que não aparente nenhum problema. Mas algumas bactérias que nos causam doença não vão degradar o alimento e por isso a aparência se mantém intacta”, atenta.
Os alimentos que mais causam doenças são os derivados do leite, dos ovos e da carne. “É preciso ter maior cuidado com esses alimentos de origem animal. É preciso avaliar os produtos e saber das procedências”, conclui o Veterinário.
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários