SENAR realiza projeto Saúde no Campo nas comunidades
Unidade móvel agora está atuando em Veado Pardo
O SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o SESI, Serviço Social da Indústria, estão realizando o Projeto Saúde no Campo, que tem o intuito de levar alguns cuidados de saúde para as populações das áreas rurais.
O projeto acontece a partir de uma unidade móvel equipada para serem realizados procedimentos médicos, como Raio X, e lá atuam a nutricionista Lisiane Bohn Arype e a dentista Bruna Bueno. A unidade móvel é levada para zonas rurais mais afastadas e com acesso mais difícil à cidade, para facilitar o acesso dos moradores aos tratamentos que são deixados de lado devido à logística de ir até os postos de saúde.
De acordo com Bruna, o público mais atingido são as crianças de 6 a 10 anos, que muitas das vezes realizam o seu primeiro tratamento. Durante as consultas, os especialistas realizam procedimentos como extração, limpeza, restauração, e também fazem o trabalho de conscientizar os pacientes para a prevenção de cáries ou doenças bucais.
“A saúde dos dentes, da alimentação e do corpo em geral estão ligadas”, alerta Lisiane, que ajuda os pacientes a terem uma melhor alimentação, regada a fibras, cálcio, legumes, frutas, etc., para prevenir problemas bucais.
Comentários