Qual a relação entre ansiedade e depressão
Psicóloga fala sobre a diferença entre ansiedade normal e patológica
A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio abre a oportunidade de diálogo e debate sobre doenças e comportamentos que podem levar ao suicídio ou que sinalizem que uma pessoa esteja pensando em fazê - lo. A depressão é apontada por profissionais da saúde como uma das principais causas do suicídio e como explica a psicóloga, Aline Basso, pode estar ligada a outros transtornos, como por exemplo, a ansiedade.
Em entrevista que concedeu a Tua Rádio Alvorada, Aline, fala sobre o crescente número de pessoas diagnosticadas com ansiedade e aponta estudos que comprovam que geralmente quem sofre com a ansiedade irá sofrer também com a depressão. Segundo ela, o isolamento está ligado a estas duas doenças, uma pessoa depressiva tende a ficar mais isolada das demais, o que pode desencadear uma ansiedade social ou uma a uma angústia maior.
Aline destaca a importância de ir em busca de um profissional da saúde quando os primeiros sintomas aparecem, a fim de evitar um agravamento no quadro. Entre os principais sintomas, explica Aline, está a sudorese, dor no peito, tensão muscular, angústia e nervosismo. Ela ainda aponta que dentro da psicologia existem dois tipos de ansiedade: normal e patológica. A normal é aquela que sentimos ao fazer algo novo ou muito importantes, uma prova por exemplo. Já a patológica acontece quando todos estes sintomas se aglomeram e não vão embora após passados estes eventos.
Atividade física, meditação e organização são alguns hábitos, que segundo a psicóloga, podem ajudar amenizar ou prevenir os sintomas.
Comentários