Escarlatina volta a se manifestar e exige atenção dos pais
Doença causada pela bactéria estreptococos do grupo A era mais comum no início do século passado
Vista como uma doença antiga, a escarlatina volta a preocupar. A infecção que tem mais expressiva incidência entre as crianças era atrelada ao século passado, mas está reaparecendo em algumas regiões. Em Marau, há casos registrados e, segundo o médico pediátrico Tiago Bonfanti, os sintomas permitem um diagnóstico clínico. O aparecimento dos sintomas, geralmente, inicia com febre alta, dor de garganta, dor de cabeça e textura áspera e avermelhada da pele, principalmente na região da cintura e nas axilas – ouça no player de áudio.
O tratamento é feito com uso de antibióticos e é de extrema importância já que a evolução da doença pode resultar em outras complicações como a febre reumática, por exemplo. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas que têm a bactéria, geralmente através da saliva.
A doença não desenvolve imunidade permanente contra a bactéria que causa a escarlatina. Os principais cuidados que evitam a proliferação de casos, conforme destaca o Dr. Tiago, inclui promover ventilação de ambientes, manter as mãos higienizadas.
Comentários