Para o controle de insetos equipe começa a atuar em Marau
A equipe passará nas residências para a pesquisa e também para orientar quanto aos cuidados necessários em cada local
Foto: Luiz Carlos/ Tua Rádio
A incidência de insetos, principalmente os mosquitos, acaba sendo maior nesta época do ano. Conforme Fernanda Garbin, coordenadora de Ações em Saúde em Marau, a grande proliferação dos mosquitos é em decorrência da grande quantidade de chuvas e a alta temperatura dos últimos meses. Para ajudar no controle dos pernilongos, borrachudos e do Aedes Egypit, uma equipe de combate a endemias começará a atuar na cidade na próxima semana.
Fernanda garante que, os integrantes desse projeto irão realizar no município o levantamento sobre esses insetos. Desse modo, passarão nas residências para a pesquisa e também para orientar quanto aos cuidados necessários em cada local. “A principal função desses funcionários da endemia é a de educador, orientando a população como evitar a proliferação dos mosquito” ressaltou a coordenadora.
Nas áreas rurais de Marau, a grande quantidade de mosquitos do tipo borrachudo, continua mesmo com a aplicação do BTI. Fernanda explica que depois da aplicação dessa substância, houve o excesso de chuvas, impossibilitando a atuação do BTI. Sendo assim, a ideia é que seja feito, ainda neste ano, um plano de ação mais eficaz, tanto no perímetro urbano quanto rural, apesar das adversidades climáticas.
Ouça a entrevista na íntegra.
Comentários