Pastoral da Aids lança campanha para incentivar o diagnóstico precoce
Se prefeir, ouça o conteúdo no player de áudio
O Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB lançaram a campanha “Nós Podemos Construir um Futuro sem Aids”. A intenção é marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta quinta-feira, 1º de dezembro, e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento. A ação tem como objetivo disseminar informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento na comunidade católica.
Conforme o Frei Luiz Carlos Suzin, assessor da Pastoral da Aids, a campanha terá o apoio de 11 mil paróquias em todo o País e uma das metas, estabelecidas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, é ter 90% da população mundial testadas até 2020. O capuchinho explica a meta 90-90-90 que também tem como objetivo ter 90% da população soropositiva tratada e 90% com carga viral indetectável neste período.
A epidemia da doença no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. Desde o início da epidemia de Aids no Brasil – em 1980 – até junho de 2015, foram registrados 798.366 casos. A epidemia tem se concentrado, principalmente, entre populações vulneráveis e entre os mais jovens.
Comentários