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Direção do HCR realiza coffee break com a imprensa

por Ana Lúcia Jacomini

Foram apresentados dados da insituição de saúde desde o início da pandemia até o momento

Foto: Divulgação/HCR

Em Coffee Break com a imprensa nesta quinta-feira, 30/09, a diretoria do Hospital Cristo Redentor apresentou informações, dados técnicos, índices e projetos referente às ações da instituição hospitalar especialmente no período de início da pandemia da Covid 19 em meados de 2020 até o primeiro semestre de 2021. As informações foram passadas pelo diretor executivo do HCR, Marcelo Borghetti.

Falando em custos e receitas a instituição apurou informações. Somente em maio de 2021 as receitas tiveram a seguinte origem: 55% outros convênios, 19% SUS (Sistema Único de Saúde) e 25% município de Marau.  No mesmo período, a natureza de gastos da instituição foi: 33% mão de obra, 16% serviço de terceiros/médicos, 35% compras e outros custos e 17% despesas operacionais. Em relação ao SUS o mês de maio de 2021 registrou os seguintes números: R$476.299,71 (receitas) e R$ 632.723,30 (despesas), o que representa um déficit mensal de cerca de R$ 156.423,59.  Ou seja, para cada R$ 100,00 de receita/SUS falta R$ 32,84 para cobrir a despesa. 

Falando em variação de gastos no período de 5 anos (2016 a 2020), o hospital estima um aumento de 41,84% (porcentagem geral). Ainda foi registrada a evolução de custos durante a pandemia da Covid 19 com EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e medicamentos. Por exemplo, somente o custo com luvas, de 2019 para 2020, foi registrado o aumento de valores de 457%; enquanto o custo com medicamentos, como por exemplo, o Midazolan (um sedativo), subiu 502%. 

O encontro com a imprensa também foi oportuno para falar sobre projetos, investimentos e melhorias. Mesmo com defasagem de valores de repasse via SUS e superfaturamento nos insumos, a instituição segue se reinventando para garantir sua funcionalidade e viabilidade financeira.  Neste ano, o HCR iniciou o processo de implantação do Sistema de gestão de Qualidade com vistas à Certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação).  O Sistema de Gestão traz uma série de melhorias de processos internos na instituição, como por exemplo, a instalação de portas de acesso com biometria e a implementação de sistema de acesso por catracas, com tecnologia avançada.

Além disso, está em fase de conclusão da ampliação do Centro Cirúrgico com mais duas salas para procedimentos, realizou a instalação do SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas), e ainda concluiu a instalação de Sistema Fotovoltaico- uma iniciativa da CPFL sem custo ao hospital e que traz economia na conta mensal de energia elétrica.

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